Wattpad: Como construir leitores

Iniciarei essa série de postagens sobre dicas de como construir seu público leitor a partir de várias ações que, somadas, vão ajudar a pavimentar o caminho para a venda de um número mais substancial de exemplares do seu livro.

wattpad1

 

Como você já deve saber, para um autor, é um grande desafio tornar-se conhecido. Para você que vai publicar seu livro e quer pessoas interessadas pelo seu conteúdo, é necessária uma história interessante que prenda a atenção do leitor. Mas isso não é suficiente. É preciso também uma boa dose de trabalho em sua própria promoção. Hoje vou falar sobre um dos muitos caminhos para que você possa começar a engajar um público para seu futuro livro: o Wattpad.

O Wattpad é uma rede social de escritores criada por canadenses e tem tradução para várias línguas, inclusive o português (não é uma tradução 100% mas já ajuda). Tanto que já há uma parcela considerável de autores brasileiros publicando seus textos lá.

Minha dica é que você comece a publicar seus capítulos conforme vai escrevendo, já para sentir a resposta dos outros leitores. Assim seu público vai sendo construído e dando respostas enquanto a história é contada. Isso vai  ajudar muito a sentir se o caminho tomado está agradando os leitores.

A tela para criação de cada capítulo é esta:

wattpad2

Na tela de edição você também pode colocar o idioma, as palavras-chave, o gênero e as etiquetas. Tudo isso ajuda as pessoas a te encontrarem nas pesquisas.

Mas lembre-se, não basta escrever e achar que os outros leitores virão correndo ler sua história. Há um grande trabalho a se fazer. É preciso criar laços com outros leitores e autores, é preciso ler o conteúdo de outras pessoas e comentar, sugerir e compartilhar. Assim você mostra interesse no conteúdo alheio e é notado no mar de outros publicadores. Dessa forma, você cria reciprocidade e as pessoas muitas vezes clicarão no seu nome para conhecer melhor quem fez o comentário. É uma via de mão dupla, não deixe de dar o primeiro passo!