Capa de livro perfeita: dicas essenciais

Ah, a criação de uma capa de livro que seja instigante é realmente uma das minhas grandes paixões editoriais. E no seu caso, no papel de autor, publicar um livro é um grande passo, mas publicar um livro não garante que você vá conseguir vendê-lo. Nesse momento, um bom marketing é fundamental.

Uma boa capa de livro é o primeiro elemento importante para seu sucesso. Ela é o primeiro contato com sua obra. O design da capa de um livro talvez possa não fazer grande diferença para você, mas lembre-se: ninguém vai notar o seu livro nas prateleiras de uma livraria ou em uma loja online, se ela não for linda e adequada. Se a sua capa for atraente, as pessoas estarão mais propensas a pegar o livro e ler a sinopse. Como a capa do seu livro se parece? Ela geraria curiosidade em saber do que se trata o conteúdo?

Sim, as pessoas podem julgar seu livro pela capa

Todos nós já ouvimos o velho ditado: você não pode julgar um livro pela capa. Mas, principalmente aqui no Brasil, as pessoas se sentem especialmente atraídas por uma bela capa de livro. E sim, a verdade é que as pessoas vão julgar seu livro pela capa! Se o design não for atraente, você perderá leitores. E, infelizmente, você não pode dizer aos consumidores o que eles devem pensar ou fazer. Muitos deles vão comprar livros baseados somente na aparência. A avaliação do conteúdo estará em segundo plano.

Racionalmente, sabemos que não é verdade o fato de que uma linda capa seja obrigatoriamente o reflexo de um bom livro ou uma capa horrível seja sinônimo de um livro ruim. Julgar uma capa de livro é algo muito mais complexo do que isso. Gostar ou não de uma capa é uma questão inteiramente emocional. Pesquisas mostram que os consumidores esperam que certos gêneros de livro caminhem para uma certa estética condizente com sua capa. O que poderia ser considerada uma capa fantástica para um tipo de livro pode ser uma escolha mal planejada para outro.

Há inúmeros estilos artísticos para uma capa de livro

Há muitas opções para desenvolver a arte de capa do seu livro. Por exemplo, você pode optar por usar uma fotografia do seu acervo pessoal ou mesmo uma imagem comprada de bancos de imagens para chamar a atenção dos leitores. Ou então, você também pode adquirir o direito de uso da arte de algum artista consagrado. Há inúmeros estilos artísticos para trabalhar em uma capa: podem ser ilustrações vetoriais, cartuns, fundos abstratos, pinturas clássicas, ou mesmo montagens em Photoshop. Você também pode optar por renunciar a qualquer tipo de imagem e selecionar um projeto composto apenas pela tipografia (texto) atraente para a sua capa.

Meu estilo artístico, por exemplo, vai na linha da fotomontagem ou mesmo da tipografia, como você pode ver aqui.

Disco de cores complementares. Muito útil na criação de uma capa de livro.
O disco de cores complementares é uma referência universal para os designers e artistas, que terão informações corretas para escolherem as cores para criar sua capa de livro.

Escolhendo a cor

Cores desempenham um papel significativo para determinar se o seu livro vai vender ou não. Quanto mais impactantes as cores, maiores as chances de atrair o olhar do leitor quando seu livro estiver ao lado das capas de outros autores.

Escolha cores que são apropriadas para o assunto do seu livro. Por exemplo, a cor verde pode ser usada no caso de livros de saúde ou jardinagem, enquanto a cor preta pode ser associada a  capas de livros elegantes ou de mistério. O texto na capa de livro deve ser claro e fácil de ler. Para melhorar a clareza da leitura, a cor do texto deve ser em grande contraste com o fundo. Como resultado disso, o leitor terá facilidade para ler, mesmo a certa distância.

Provoque sensações

Por último, é necessário pensar sobre o sentimento que você deseja criar no leitor. A psicologia das cores é um estudo bastante complexo sobre como as cores afetam o comportamento humano. Esse estudo é aplicado largamente na publicidade e no marketing.

Os efeitos psicológicos e emocionais que as cores exercem sobre as pessoas depende de suas experiências passadas, seus gostos, religião e nacionalidade. Então é importante saber o público que você quer atingir e o assunto que pretende tratar em seu livro, para que a estratégia seja efetiva.

Conclusão

Não há nenhuma regra universal sobre como criar uma capa de livro. Cada obra merece uma capa diferente, que vai apelar para o público e refletir a natureza da história. O importante é que você não negligencie o design da capa do seu livro e se contente com qualquer coisa. Depois de todo o trabalho duro que você teve escrever seu livro, é seguro dizer que ele merece uma capa impressionante!