Email: a mais poderosa arma de marketing

Anote isso: essa é talvez a dica mais importante que eu te darei e tudo o que eu disser ao longo dos próximos anos partirá do princípio que você seguiu essa minha postagem.

O e-mail é um recurso maravilhoso que a internet nos oferece. Por meio dele, podemos trocar correspondência de forma rápida, quase instantânea, com pessoas de qualquer parte do mundo e, o que é muito importante, praticamente sem custo.

Por causa de abusos (especialmente a disseminação de vírus e dos spammers), se você tentar enviar emails massivos diretamente do seu Outlook para sua lista, quase ninguém irá recebê-los, pois os servidores imediatamente barram estas mensagens, por conta de filtros antispam. Isso também acontecerá se a reputação do servidor que faz o envio for baixa. Quanto menos reputação, menos emails são entregues efetivamente.

Mesmo com essa queda de confiabilidade, o e-mail ainda é uma poderosa ferramenta para divulgação de seu site, desde que você se cerque de cuidados, tanto na forma como capta esses emails, quanto os serviços que utilizará. E para dificultar mais ainda, dependendo do conteúdo das suas mensagens, seu email também será barrado. Veja a seguir as boas possibilidades de uso do e-mail e o que você deve evitar:

Seu email é a maior ferramenta de relacionamento

Uma lista de email é um recurso usado por proprietários de sites para se relacionar diretamente com os seus leitores. Trata-se de um mecanismo que cria uma base de dados com endereços de e-mail de visitantes do site que se cadastraram voluntariamente, autorizando automaticamente você a enviar mensagens com informações, relacionamento, promoções etc. Por meio desse mecanismo, você envia uma única mensagem, que é reencaminhada para todos os inscritos em sua base de dados.

As listas de emails são bem simpáticas, desde que bem usadas. Você pode aproveitar para manter seu público bem informado sobre as últimas novidades, atualizações de conteúdo, recentes entrevistas ou até mesmo promoções. Cabe aqui um detalhe crucial: tudo isso deve ser de altíssima relevância.

Trata-se de ferramenta de grande valia pela forma como você se mantém presente na mente do usuário e da forma como ele passa a lembrar de você e sempre volta para uma nova visita. Mas lembre-se: você deve manter o cliente em sua mão satisfeito e engajado, ou seja, sua lista deve ser quente. Mantendo alguns princípios básicos, que relacionarei a seguir, você pode manter sempre os leitores engajados e retornando sempre ao seu site, mas você precisa tomar muito cuidado para não irritar o leitor e afastá-lo em vez de atraí-lo.

Algumas dicas para você tirar proveito deste artifício, sem virar uma criatura odiada:

  • Somente envie um email para a lista se tiver certeza absoluta de que aquele conteúdo é muito relevante;
  • Não seja um chato de galocha: mande poucos emails durante a semana;
  • Não cadastre em hipótese alguma pessoas sem seu próprio consentimento;
  • Esqueça imagens. Trabalhe apenas com texto, seu email deve ser uma conversa agradável, entre amigos;
  • Crie um sistema de Opt-In e Opt-Out, assim a pessoa entra e sai a hora que quiser, sem burocracia. É imprescindível que você sempre mantenha no corpo da mensagem uma opção para descadastramento automático, ou seja, o próprio usuário pode tirar seu email da lista com um clique;
  • Faça textos curtos e objetivos. Seja claro e direto;
  • Quase nunca envie propagandas. O objetivo da lista é o relacionamento e o envio de conteúdos transformadores.

Você deve adquirir o mecanismo de gerenciamento de listas contratando uma empresa especializada nesse serviço. A vantagem de se ter um serviço pago é que ele é completíssimo nas ferramentas de medição de resultados e você mesmo pode criar o conteúdo para envio.

Spam: evite-o a qualquer custo!

O spam é a prática do envio de propaganda não solicitada por e-mail. O spammer é o sujeito que envia essas propagandas indesejadas, de forma invasiva e acintosa, entupindo sua caixa postal, aumentando terrivelmente o tráfego de mensagens pela Internet, o que causa lentidão e piora sensível da qualidade dos serviços de correio eletrônico.

O spam é uma prática muito comum entre pessoas que querem divulgar alguma coisa na Internet sem o menor conhecimento de internet marketing. Alguns até criaram um mercado em cima dele. Sempre recebo mensagens me oferecendo CDs com vinte milhões de e-mails válidos (inclusive o meu) por R$ 35,00 ou artifícios do tipo… e sempre há quem os compre.

O envio de spam é uma falta de etiqueta e um suicídio mercadológico. Esta prática é auto-destrutiva e sempre depõe contra você. Pior ainda se você cometer os pecados de não oferecer uma forma da pessoa se descadastrar ou insistentemente mandar a mesma mensagem, uma atrás da outra. Você queimará mil anos no inferno se, mesmo a pessoa tendo pedido para ser descadastrada, você novamente enviar mensagens à ela.

Não adianta mandar na última linha do e-mail a hipócrita e falsa frase “Este e-mail é enviado com a complacência da legislação anti-spam, parágrafo sei-lá-qual, alínea sabe-Deus-o-quê”. Algum sabidão copiou de um e-mail gringo, traduziu e virou moda. Isso não existe.

Por tudo isso, fuja do spam. Jamais ouse enviar um único sequer. A maior contrapropaganda que pode existir na Internet é essa. Você não vai se arriscar a colocar tudo a perder ao usar um recurso que não trará absolutamente nenhum benefício ao projeto de seu site, vai?!?