10 erros que um autor comete após publicar seu livro

Autores têm duas formas de serem publicados: ou por uma editora comercial ou de forma independente. Embora sejam caminhos bastante distintos, ambos convergem em uma única direção, que é a mais aguardada e temida: a hora de publicar seu livro e partir para a venda.

NÃO COMETA ESSES ERROS ESTRATÉGICOS APÓS PUBLICAR SEU LIVRO

É nesse momento que os sonhos naufragam, a esperança escorre pelos dedos e você tem uma enorme pilha de livros embaixo da cama, sem saber o que fazer com ela.

Pensando nisso, levantei uma lista com 10 erros bastante comuns que devem ser evitados para que o risco de dormir sobre centenas de livros diminua:

1. Achar que assim que o livro está pronto, seu trabalho acabou

Você deve ter em mente que o trabalho de escrever e produzir o seu livro acabou mas seu maior desafio apenas começou. Agora vem a parte divertida, que é trabalhar para construir a reputação do seu livro e a sua própria, etapa tão importante quanto o próprio texto.

Se você quer publicar por uma editora comercial, mostrar para eles que já tem um público que te conhece e já está aquecido, ou seja, está preparado para a compra, comentando em seu blog, participando de discussões e cobrando o lançamento, isso vai contar pontos a favor da sua escolha.

Se você vai publicar seu livro por conta própria, a dica vale igualmente. Você não vai querer publicar e mandar imprimir seu livro para estocá-lo. Então inicie o processo de engajamento do seu público já no início da produção do texto.

2. Tentar vender o livro como um produto comum

Publicar seu livro não é como vender uma caixa de sabão em pó, embora alguns profissionais do livro o encarem como tal. Um livro não é gênero de primeira necessidade, em que as pessoas são obrigadas a comprar. Livro é cultura, portanto, para as pessoas, ele está longe de ser um item de primeira necessidade. Essa é a realidade.

Para vender um livro, você precisa convencer o público de que aquele produto pode mudar uma vida, causar uma transformação efetiva. Para isso, você deve ao longo do tempo eliminar objeções para a compra (falarei disso com mais detalhes em artigos futuros).

Para eliminar objeções, você deve se colocar no lugar do comprador e levantar todas as questões que passam na cabeça dele, como por exemplo: “ah, mas será que esse livro funciona?”, “mas será que essa dica funciona para mim?”, “eu não tenho dinheiro”, “eu não tenho tempo”, e assim por diante.

É um processo longo, construído ao longo de semanas ou meses. Por isso que eu faço esse reforço: já comece enquanto escreve o texto, não deixe para depois do lançamento.

3. Deixar de construir uma lista de leitores

Como eu já disse no post anterior (leia aqui), essa é a base de tudo. Imagine que para construir a casa, primeiramente tem de preparar o terreno. Com essa etapa concluída, as outras irão convergir para cá. Aqui está o coração de tudo, a chave para seu sucesso.

4. Não ter um website ou blog

Um site ou blog é uma das portas de entrada para seu universo. Aqui você tem todo o tempo e espaço do mundo para expor suas ideias, capturar emails de futuros compradores, enfim, “esquentar seu público”.

Nesse site você pode colocar um texto falando sobre você, alguns trechos do seu livro, informações para contato, links para facebook e twitter, blog com assuntos relevantes e pertinentes ao livro.

5. Deixar de fazer uma versão em eBook

Embora o eBook ainda tenha uma participação muito pequena frente ao livro impresso, não deixa de ser uma opção importante.

Com o eBook você elimina as barreiras físicas, como custos de correio por exemplo. No meu caso, compro muitos livros de marketing, design e técnicos. Metade deles é impresso, comprado na livraria e a outra metade é baixada no meu Kindle.

Como grande parte do material que eu consumo está em inglês, é muito mais fácil baixar na Amazon do que procurar em uma livraria ou importar.

6. Não ter canais de venda para seu livro

Seu livro precisa ser antes de tudo encontrável. E você deve fornecer facilidade para a compra.

Como pessoa física, você dificilmente vai conseguir colocar em uma livraria. Uma livraria física de grande porte, então, é praticamente impossível, já que você não tem como dar nota fiscal.

Além disso, mesmo para editoras, é um processo desgastante e complicado. É por isso que você não vê com frequência livros de editoras pequenas destacados em livrarias.

Muitos ficam escondidos nas prateleiras. A concorrência pelo espaço é feroz e nessa hora, infelizmente, quem leva a melhor é quem tem mais bala na agulha. Sim, é a lei da selva, vence o mais forte.

Por outro lado, você não precisa se descabelar com isso, há formas alternativas de publicar seu livro e oferecê-lo fora desse ambiente e pode sim, ter sucesso.

Primeiramente, você pode vender diretamente pelo seu site ou mesmo na sua página do Facebook. Hoje existem várias opções excelentes de gateways de pagamento, como por exemplo o Paypal e o Pagseguro.

Com eles, você coloca seu livro à venda com poucos cliques. Existem inúmeras opções, basta pesquisar e ver qual a que melhor se encaixa na sua necessidade.

7. Deixar de usar o Facebook como gerador de vendas

Muitas pessoas dizem: “Facebook não dá dinheiro, é bobagem anunciar lá pois ninguém compra…”. Acredite. Eu também já pensei assim. Até que um dia, um amigo meu que faz muito dinheiro com o Facebook me mostrou o caminho da luz! O Facebook dá dinheiro sim, mas existem técnicas para isso.

O público que acessa o Facebook não está em um momento comprador. Ele está lá para compartilhar memes, mandar indiretas, fuçar o perfil alheio, postar fotos de comida e gatinhos. Então se você abordá-lo com um anúncio dizendo “compre meu produto”, certamente será ignorado, ao contrário do que acontece no Google Adwords, por exemplo, em que a pessoa já faz uma busca com a intenção de compra.

Vender no Facebook requer que você traga o público para dentro da sua esfera de influência (no caso, seu site e imediatamente, convencê-lo a deixar o e-mail em sua lista).

Gravei esse vídeo falando sobre erros que os escritores cometem no Facebook. Vale a pena assistir:

8. Não participar de redes sociais para autores

Skoob, Wattpad, grupos no Facebook, fóruns de discussão… se você não ocupar todos esses espaços, o lançamento do seu livro será um fracasso.

Aqui vai uma dica de ouro: ninguém compra nada de quem não conhece. Você já notou que quando precisa de algum serviço ou produto, vai pesquisar absolutamente tudo sobre ele no Google?

Você já percebeu que quando quer comprar alguma coisa, pede dicas para aquele amigo que entende mais do assunto do que você?

Pois então, é disso que estou falando: se você não constrói reputação, está fadado a vender seu livro apenas para os amigos próximos e familiares. É por isso que tantos autores fracassam ao publicar seu livro.

9. Não investir em marketing digital

Não tem jeito, se você quer decolar ao publicar seu livro, vai ter de investir em marketing. Comprar tráfego é a forma mais rápida de chegar ao futuro leitor, sem depender da busca orgânica. As duas plataformas principais para fazer anúncios são o Facebook e o Google.

O Facebook em especial é bem fácil de criar campanhas, você define sexo, idade, gostos principais e região e consegue atingir diretamente os possíveis interessados. No caso do Google, é um pouco diferente, pois o mote é que você defina as palavras-chave que o leitor buscaria. Quando ele digita a palavra-chave da sua campanha, seu anúncio aparece.

Em ambos os casos funciona como leilão, quem paga mais, aparece mais bem posicionado.

10. Ignorar o que é SEO, relevância e posicionamento

Quando você for publicar seu livro, não convém viver somente de tráfego pago. Seu site precisa ser capaz de trazer pessoas organicamente. Isso significa que seu site é facilmente encontrável no Google e está bem posicionado. Por exemplo, se você digitar no Google “escrever um livro”, verá que nosso site Escreva seu Livro aparece em primeiro lugar.

Isso, somado a outros fatores, nos traz um bom fluxo de leitores no site, sem que precisemos pagar. Isso deve-se ao nosso trabalho de SEO, que consiste em criar um site que atenda a requisitos importantes como relevância, tempo em que o site está no ar, autoridade no segmento editorial, atualização de conteúdo constante, boas práticas em HTML e CSS, etc etc etc.

Isso não garante que estaremos sempre em primeiro, pois ninguém tem acesso ao algoritmo que faz o Google rankear melhor ou pior um site, mas essas são algumas das atitudes que já melhoram bem seu posicionamento, e consequentemente, aumentam suas visitas de forma gratuita.