Os motivos pelos quais as pessoas não compram o seu livro
Você já deve ter se perguntado várias vezes porque alguns livros vendem milhares de exemplares e outros não vendem absolutamente nada. Isso acontece frequentemente tanto com autores que publicaram por conta própria quanto com editoras dos mais variados tamanhos, mesmo investindo pesado em marketing para seus livros.
Isso acontece quando você não consegue derrubar algumas objeções à compra do seu livro. Para que uma venda se concretize, é necessário derrubar todas as barreiras. Então vamos tentar desvendar um pouco a cabeça do leitor com os 5 motivos que fazem com que ele deixe de comprar.
5 motivos para o leitor não se interessar pelo seu livro
O leitor acha que não precisa do seu livro
Se o leitor não acredita que é necessário ler o seu livro, ele não lerá.
Imagine o leitor na livraria diante de milhares de livros. Ali existem dezenas de assuntos, dos mais variados tipos. Ele gosta muito de livros de ficção científica, é aquilo que está acostumado a ler. Logo ao lado há vários livros de filosofia. Se nunca se interessou por filosofia, acabará achando que não precisa saber nada sobre isso pois acredita que esse assunto é hermético e não vai mudar em nada sua vida.
O leitor não deseja o seu livro
Quando um leitor se depara com livros em uma loja virtual ou dentro de uma livraria, ele tem suas próprias necessidades e busca satisfazê-las. Por exemplo, ele está procurando por uma solução para o filho que entrou na adolescência e não tem sido fácil a convivência entre ambos. O futuro comprador já estará focado em um determinado tipo de assunto. Nesse caso, você não estará no radar dele, portanto, dificilmente será percebido ou mesmo será considerado como opção de compra.
Desejo não é a mesma coisa que necessidade. Muitas vezes necessitamos algo, mas não desejamos. Um exemplo de algo que precisamos e não desejamos é fazer um check up periódico. Sabemos que é importante, mas procrastinaremos sempre que pudermos.
Não há sensação de urgência
O leitor sabe que precisa ler o assunto que você aborda, ele até acredita que é importante ler que você escreveu, mas não sente necessidade de fazer isso nesse momento. Ele avalia que pode deixar para a próxima vinda no site ou na livraria e nunca compra. Ele sabe que o livro vai estar lá disponível sempre. Se não há um sentido de urgência, não haverá venda, pois ele vai colocar os mais variados motivos como justificativa para não realizar a compra, como por exemplo: a mensalidade da escola que está para vencer, o interesse em ler outras coisas mais urgentes na fila de leitura e assim por diante.
Ele não tem dinheiro para adquirir seu livro
Se uma pessoa não tem poder de compra, ela não vai adquirir um exemplar. Mas veja que interessante: se desejar ou necessitar muito, vai dar um jeito de arrumar dinheiro: vai parcelar, vai pedir emprestado, vai dar seus pulos para conseguir o livro de qualquer jeito.
Tome como exemplo a si mesmo: quantas vezes você passou na frente de uma loja, não tinha dinheiro para comprar, mas o desejo de possuir aquele produto e o sentimento de necessidade falaram tão alto que você fez uma loucura no cartão e saiu completamente realizado? Todos nós fazemos isso com uma frequência que até chega a ser irritante!
O leitor não estabeleceu uma relação de confiaça
Não adianta se o seu texto soluciona os problemas do leitor, não importa se ele deseja ler o assunto que você aborda… ele vai buscar alguém em quem confie. Essa confiança é construída por você ao longo do tempo. Se o leitor procura por um livro de ficção e se depara com vários livros sobre o mesmo assunto, primeiramente ele buscará pelo autor que já conhece. Caso não encontre, ele buscará por provas sociais: o que os leitores falam sobre o livro? No caso de não-ficção, o que outros profissionais do mesmo ramo comentam? Outras pessoas já compraram? Quantas? Nas lojas online os comentários são bastante positivos? Em poucos cliques no Google, o leitor vai levantar tudo sobre você e seu livro.
Vou dar o exemplo do nosso escritor mais lido nos dias de hoje: Paulo Coelho. Não importa o juízo que você faça dele, o fato é que não importa que tipo de assunto ele aborde no seu próximo livro, é garantido de que vai vender milhões simplesmente porque ele é o Paulo Coelho. Seus leitores confiam e tem expectativas positivas a respeito de suas obras. Não há nada em seus feitos que possa quebrar a confiança até o momento. Com base nisso, a venda massiva de seus livros é praticamente certa.
Há esperança para seu livro!
Acredite, todas essas barreiras são contornáveis. Nesse momento eu gostaria que você refletisse como elas estão atingindo sua obra. Eu adoraria que você tirasse algumas conclusões e as dividisse conosco e com os outros escritores nos comentários abaixo.
No próximo texto eu vou abordar algumas formas de driblar essas barreiras e usá-las a seu favor, então não deixe de continuar visitando o site da SGuerra Design e também o Escreva seu Livro. Aproveite e inscreva-se em nossa lista VIP e receba sempre dicas e avisos sobre atualizações do site, ok? Até a próxima!