O que é ficha catalográfica? Guia completo

6 minutos

O que é a Ficha Catalográfica?

A ficha catalográfica é um documento obrigatório e essencial na publicação de um livro. Ela facilita a catalogação e a identificação da obra em bibliotecas e outras instituições. Neste guia, vamos abordar detalhadamente como criar uma ficha catalográfica, seguindo normas e práticas recomendadas. Acompanhe cada passo e aprenda a deixar seu livro mais profissional e organizado.

Uma ficha catalográfica só pode ser emitida por um bibliotecário responsável e com o número do CRB ativo (Certificado Regional de Biblioteconomia), conforme a Resolução 184/2017 do Conselho Federal de Biblioteconomia.

Portanto, se você não for bibliotecário, não poderá criar uma ficha catalográfica. Será necessário contratar um bibliotecário. Mas não se preocupe, aqui na SGuerra Design temos um profissional habilitado para a criação da ficha catalográfica de acordo com todas as leis vigentes. Contrate meu serviço de ISBN e ficha catalográfica aqui.

Onde fica localizada a ficha catalográfica em um livro?

A ficha catalográfica é um pequeno retângulo que contém informações bibliográficas detalhadas sobre o livro. Ela é geralmente posicionada no verso da folha de rosto, a segunda ou quarta página do livro. As informações incluídas são essenciais para a catalogação e identificação do livro em bibliotecas e outras instituições de armazenamento de dados bibliográficos.

Embora você vá encontrá-la no início da obra, essa não é uma regra seguida por todas as editoras. Algumas optam por colocar na última página do livro ou eventualmente alguma outra localização, dependendo do projeto gráfico adotado. Livros infantis costumam quebrar essa regra com maior frequência.

Importância da Ficha Catalográfica

A ficha catalográfica serve para organizar e catalogar o livro de maneira padronizada, facilitando a busca e o acesso à obra. Além disso, ela:

  1. Facilita a identificação do livro: As informações presentes ajudam a identificar rapidamente o livro e o autor.
  2. Padroniza a catalogação: Seguir normas específicas garante que o livro seja catalogado de maneira uniforme em diversas bibliotecas.
  3. Auxilia bibliotecários e leitores: Assegura que todos os dados necessários estejam disponíveis, facilitando a vida de quem busca informações sobre o livro.

Estrutura da Ficha Catalográfica

A ficha catalográfica é composta por várias linhas de informações específicas. Vamos detalhar cada uma delas para garantir que você compreenda a função e a forma correta de preenchê-las.

ficha catalográfica

Código Cutter-Sanborn

A primeira linha da ficha catalográfica contém um código derivado da tabela Cutter-Sanborn, que corresponde ao sobrenome do autor. Esse código é composto por uma letra seguida de números. Por exemplo, se o autor é Pedro Moraes Junior, o código deverá ser “M827m“, pois corresponde ao sobrenome Moraes (logo abaixo, falaremos sobre a ordem correta para primeiro nome e sobrenome). Este código ajuda a ordenar os livros em bibliotecas.

Para encontrar o código correto:

  1. Identifique o sobrenome do autor.
  2. Consulte a tabela Cutter-Sanborn e encontre o código mais próximo do sobrenome.

Se o título do livro começar com a letra “M“, adicione um “m” minúsculo ao lado do código. No caso da ficha catalográfica acima, o nome do livro é Muitas milhas de gratidão: das ciclovias de São Paulo para as estradas americanas. Então, o código será “M827m”.

Nome do Autor e Ano de Nascimento

Depois do código Cutter-Sanborn, você deve inserir o nome do autor no formato “Sobrenome, Nome“. Por exemplo: “Moraes Junior, Pedro“. Em seguida, adicione o ano de nascimento do autor. Isso ajuda a distinguir autores com nomes semelhantes.

Título do Livro

Na próxima linha, deve vir o título do livro. Esta linha deve começar a partir da quarta letra do sobrenome do autor. Por exemplo, se o sobrenome é “Battistoni”, comece a escrever o título a partir da quarta letra do sobrenome.

Edição do Livro

Na mesma linha do título, você deve especificar a edição do livro. Por exemplo: “1ª edição”. Isso indica se o livro é a primeira, segunda ou terceira edição, entre outras.

Local de Publicação e Editora

Na linha seguinte, deve constar a cidade onde o livro foi publicado e o nome da editora, ou “Edição do autor” se o livro for uma publicação independente. Em seguida, deve constar o ano de publicação.

ISBN

O ISBN (International Standard Book Number) é um identificador único para livros. Falo mais detalhadamente sobre ISBN aqui.

Classificação Decimal de Dewey (CDD)

A Classificação Decimal de Dewey (em inglês: Dewey Decimal Classification; DDC ou CDD), também conhecida como Sistema Decimal de Dewey, é um sistema de organização documental criado pelo bibliotecário americano Melvil Dewey (1851–1931) em 1876. Desde então, passou por grandes modificações e expansões em vinte e três revisões significativas até 2011. Pode-se considerar Dewey um dos pioneiros da ideia de “reunir e organizar para achar”. Guiado por princípios filosóficos que influenciaram as ideias classificatórias de Harris e Bacon, Dewey conferiu à classificação de documentos uma dimensão efetivamente prática.

Neste caso, a Classificação Decimal de Dewey (CDD), que categoriza o livro em um sistema utilizado mundialmente para organização de bibliotecas. Por exemplo: “920”, que representa Biografia e genealogia.

Assunto

No final da ficha são incluidas até três categorias ou assuntos que descrevam o conteúdo do livro, como no caso dessa ficha catalográfica: “São Paulo – Descrição e viagens” e “Estados Univos – Descrições e viagens“.

Informações Adicionais

Alguns livros também incluem o número de páginas e o tamanho físico do livro na ficha catalográfica, embora isso não seja obrigatório.

Conclusão

Uma ficha catalográfica pode parecer complicada no início, mas com este guia detalhado, você poderá compreendê-la. Uma ficha bem preparada garantirá que seu livro seja bem catalogado e facilmente identificado em qualquer biblioteca.

Agora que você compreendeu cada detalhe da ficha catalográfica e precisa de uma para seu livro, clique aqui para contratar nosso serviço de produção de fichas catalográficas e ISBN.