Você precisa de uma criação de capa de livro que encante seus leitores
Não é segredo para ninguém que as capas de livros são um dos principais fatores na decisão de compra do leitor.
Alguns autores, no entanto, cometem o erro de tentar economizar nessa etapa crucial. Apesar de investir meses, até anos, na escrita de seu texto, quando chega a hora de colocar uma bela imagem, uma fonte chamativa, um design interessante para atrair o olhar dos leitores, alguns escritores optam por criar a capa de seu livro por conta própria.
No Brasil isso não funciona muito bem. Nosso público tem um olho muito treinado para o que é graficamente bom, tanto que as capas de livros de designers brasileiros costumam ser consideradas as melhores do mundo. Uma capa de livro com aparência de amadora é um desastre para a venda do livro.
Outros escritores optam por contratar designers não especializados em livros. Aliás, esse é um erro bastante recorrente, e o resultado em geral é o de capas de livros sem personalidade, sem a aura característica de uma boa capa de livro.
A linguagem do mundo editorial é bastante específica e cheia de nuances, que passam despercebidas por designers acostumados com outras áreas, como revistas, catálogos, logotipos, folhetos, embalagens etc.
Usar uma linguagem gráfica pouco apropriada para um livro pode destruir suas chances de sucesso.
O papel de uma boa capa de livro
O trabalho de um bom capista é o de traduzir em imagens o conteúdo do livro.
Uma boa capa de livro costuma ser sóbria e elegante. Ao mesmo tempo, seu papel é revelar para os leitores, de maneira pouco óbvia, a personalidade da obra e o estilo do autor.
Não adianta encher as capas de livros de elementos gráficos para contar várias coisas ao mesmo tempo ou detalhar demais as informações. Tenho visto capistas que cometem esse erro.
Na minha opinião, o papel da capa de um livro não é revelar o rosto dos personagens, tentando personificá-los. A boa capa de livro passa informações sutilmente, sem matar a fantasia que se forma na cabeça dos leitores. Afinal, a graça de ler um livro é deixar a imaginação fazer o trabalho sem que venha tudo pronto e de bandeja.
Como capista com experiência, venho trabalhando nessa linha gráfica há anos.
Como é o processo de criação de capas de livros junto à SGuerra Design?
Após a contratação, nós vamos conversar sobre o seu livro e o que você espera dele.
Você vai me contar detalhadamente sobre o conteúdo, principais pontos abordados, ideias gerais e assim vamos juntos construindo os possíveis caminhos a serem seguidos.
Normalmente nossa conversa será via telefone, Skype, áudio do WhatsApp ou qualquer meio online que seja fácil para ambos. Por conta disso, não há barreira geográfica. Tenho clientes em vários estados do Brasil e também em outros países. Esse meu método funciona bem e deixa todo o processo de criação e produção muito tranquilo.
Depois dessa conversa, é hora de produzir a capa do seu livro!
Após alguns dias, entregarei três opções de capa para você, baseadas na nossa conversa e nos pontos levantados.
Em geral, costumamos fechar com uma das três opções. Se forem necessários ajustes, não se preocupe. Fazemos os acertos necessários.
Finalizada essa etapa de criação da capa de livro, é hora de produzir a contracapa e as orelhas. Nesse momento você envia os textos e sua foto de autor que irá compor uma das orelhas. Se você contratou o serviço de ISBN conosco, já terei o código de barras que irá na contracapa do livro, possibilitando que você consiga comercializar o livro.
Aprovada essa etapa, é a hora de preparar os arquivos para envio à gráfica e finalizar os trabalhos.
Como você pode ver, é um processo bastante simples e tranquilo. Interessado? Entre em contato comigo por WhatsApp, telefone ou clicando no botão abaixo:
Conheça meu portfólio de capas de livros
Já são tantos anos criando capas de livros, que honestamente perdi as contas de quantas fiz, algumas delas com a ajuda da minha equipe. Algumas obras doei para amigos e em muitas vezes as editoras nunca mandaram exemplares. Mas muitos livros ainda guardo na estante. Abaixo, alguns trabalhos que me agradam em especial: