Como trazer visitas para seu site e aumentar as vendas dos seus livros

Como trazer visitas para meu site? Essa é a pergunta mais comum que os escritores me fazem. Não há coisa mais desanimadora do que você escrever textos e mais textos e perceber que ninguém os lê.

Nesse artigo vou te mostrar como reverter essa situação e produzir apenas conteúdos que as pessoas queiram ler e já estejam procurando no Google!

Quem é seu leitor ideal?

Esta é uma pergunta constante a ser feita, tanto na etapa da elaboração do site quanto na sua manutenção e por quanto tempo ele estiver no ar. Para trazer visitas para seu site, nunca perca seu público de vista, não se distancie dos interesses que unem essas pessoas a você e tenha muito cuidado com inovações que fujam do interesse do seu leitor cativo. Um público fiel é difícil de ser conquistado e muito mais complicado de ser mantido.

Procure pensar claramente para quem se dirige seu livro. Pense em tudo o que você sabe sobre seu público-alvo e pergunte-se se isso é suficiente. Faça uma boa pesquisa e descubra as seguintes informações:

  • idade;
  • classe social;
  • localização geográfica;
  • poder aquisitivo;
  • interesses primários;
  • interesses secundários;
  • preferências;
  • perfil ideológico (mais conservador, mais liberal, alternativo etc);
  • forma preferida de comprar e pagar;
  • linguagem utilizada (mais formal, mais informal, gíria etc);
  • interesses relacionados (por exemplo: quem compra revistas sobre futebol, normalmente compra também revista de nudez feminina).

Você pode utilizar o próprio Facebook para encontrar essas respostas. Basta utilizar o Facebook Audience Insights:

Além do próprio Facebook Audience Insights, você também tem a opção de pesquisar no Google. Procure sites similares, veja o conteúdo que eles oferecem, procure por sites que são referência na sua área, procure também os sites e blogs que são massivamente visitados.

Se o seu site não tem visitas, mesmo sites fora da sua área servirão para clarear suas ideias. Somente conhecendo o perfil do futuro usuário de um site é que você poderá criá-lo de forma atraente, com boa chance de mantê-lo freqüentando seu espaço virtual e trazendo o retorno que você espera.

Quando você realmente souber quem é e quais são as características dos potenciais usuários, mantenha isso sempre em sua mente, crie todo o projeto direcionado para eles e não mude o foco de seu site, a menos que queira mudar de radicalmente de público, o que é um risco enorme e temerário.

Conquistar freqüentadores do site que possam se tornar consumidores fiéis, seja de suas idéias ou do seu livro. Mantê-los é uma preciosidade, evite arriscar-se se não houver mudança essencial em todo o seu empreendimento.

Já vi sites mudarem inteiramente seu foco em busca de novos visitantes e se perderem totalmente do objetivo. Acabaram sem os antigos visitantes e não trouxeram tantos novos que justificassem esse desvio de rumo.

Nesse vídeo eu dou uma dica bastante útil para que você comece a criar conteúdos que as pessoas estejam procurando na internet:

Clique para acessar o site Answer The Public.

Quem vai comprar seu livro?

Estando consciente do perfil do seu leitor, a próxima etapa é orientar adequadamente a parte visual, a dinâmica de navegação e assuntos que vai abordar. Quanto mais familiar estiver a linguagem visual estiver para seu leitor, mais ele se sentirá em casa e comprometido com seus textos.

Por exemplo:

Ao falar para adolescentes, seria mais interessante pensar em um site dinâmico, com cores vibrantes, usar linguagem mais popular (devendo, inclusive, abusar das gírias).

Já se o seu livro for comprado preferencialmente por executivos, pensar em cores mais sóbrias, uma estética mais clean e uma linguagem mais formal seria uma boa saída.

Observe também que, em geral, quem compra seu produto está procurando por bons preços, prazo de pagamento longo, garantia de funcionamento e comodidades – ou seja, procure oferecer vantagens significativas para seu público específico.

Certamente o consumidor do seu livro vai visitar também o site dos concorrentes e fará comparações. Faça isso antes! Conheça o site de seus concorrentes, compare pontos fortes e fracos seus com os deles.

Assim, se você oferece vantagens que outros livros na sua área não têm, aproveite para dar mais destaque. Afinal, esse é o seu diferencial.

O diferencial que você disponibiliza para seus leitores é que vai fazê-los optar por ler o seu livro e não o de outro autor.

Como divulgar meu site?

Utilize as mídias sociais

Não basta produzir conteúdo excelente e esperar que as pessoas a encontrem.. seja pró-ativo. Uma das melhores maneiras de aumentar o tráfego para o seu site é usar canais de mídia social para promover seu conteúdo. O Twitter é ideal para links curtos e rápidos (e tentadores), enquanto o Facebook pode ajudar o seu site a aparecer em resultados de pesquisa personalizados e parece especialmente eficaz em nichos B2B. Se você é uma empresa de produtos B2C, você pode encontrar uma excelente tração com sites sociais pesados em imagem, como Pinterest e Instagram. Aqui está mais conselhos sobre aproveitar ao máximo o marketing de redes sociais.

Anúncios pagos

A pesquisa paga, a publicidade em redes sociais e a exibição de publicidade são formas excelentes de atrair visitantes, construir sua marca e colocar seu site frente a frente com as pessoas.

Você pode trabalhar com anúncios pagos no Facebook, no Google ou mesmo no YouTube. Cada canal pago tem seus prós e contras, então pense cuidadosamente sobre seus objetivos antes de investir altos valores sem ter feito vários testes antes.

Se você está esperando que mais tráfego para seu site também resulte em mais vendas, você precisará segmentar palavras-chave de grande intenção comercial como parte de suas estratégias de pesquisa paga. Sim, a competição por estes termos de pesquisa pode ser cara, mas os retornos podem valer a pena.

Faça uso do e-mail marketing

Poucos autores estão focados em atrair novos clientes por meio do email marketing. O marketing por e-mail pode ser uma ferramenta poderosa, e mesmo um envio de e-mail moderadamente bem-sucedido pode resultar em um aumento significativo no número de visitas. Apenas tenha cuidado para não bombardear pessoas com e-mails implacáveis sobre cada passo na divulgação do seu livro. Além disso, não negligencie o poder do marketing boca-a-boca, especialmente de pessoas que já estão desfrutando de seus textos.

Um lembrete de e-mail amigável sobre uma nova oferta ou mesmo um novo texto no site pode ajudá-lo a aumentar seu tráfego.

Para você dar início a um bom trabalho de e-mail marketing, sugiro este serviço e este aqui também. Ambos são serviços americanos, mas estão traduzidos para português.

Conclusão

Ter um website é fundamental para qualquer estratégia de marketing para autores.

Não caia nessa bobagem de que basta ter uma página no Facebook e está tudo resolvido. Trabalhe firme em ter um conteúdo só seu e em um local seguro, livre dos humores das empresas donas das principais redes sociais, como Facebook, Twitter, Google e outras.

Com um site próprio, você está construindo uma carreira sólida em terreno próprio, não em terreno alugado.

Para fazer seu website, você pode falar diretamente comigo. Vamos juntos construir sua carreira de maneira sólida e que mantenha todo o processo sob seu controle.