Publicar livro online
Então você está interessado em saber como publicar um livro online, por isso veio acessar esta página, certo? Fique aqui que vou explicar como isso funciona. Aliás, não se trata apenas de publicar livros online, porque essa tarefa inclui ao mesmo tempo a preocupação de promover a venda de livros.
Antes de entrar no assunto, já informo que ele é muito pesquisado por autores, especialmente aqueles que estão na fase inicial da carreira. De fato, há várias possibilidades de publicar livro online, mas é preciso estar atento para não se iludir, buscar as melhores soluções para o seu caso e vencer os obstáculos dessa tarefa que apresenta alguns desafios.
Plataformas online para divulgação de seu livro
É comum muitos autores terem o livro escrito, a parte mais complexa da produção e de investimento de ideias, mas não saberem como divulgá-lo. Mais do que isso, alguns escritores têm um verdadeiro bloqueio para entrar nessa etapa fundamental do desenvolvimento de seu ofício.
Realmente, para a grande maioria dos escritores essa é uma atividade cansativa. Seu campo principal de atuação é voltado à escrita, aos conceitos, às narrativas, em resumo, a realizar um trabalho intelectual. Por isso, muitos não se sentem capazes ou à vontade para atuar como vendedores de suas obras.
Mas, afinal, como será possível obter sucesso com seu livro se não fizer uma promoção adequada? Apesar de parecer difícil, basta ter um pouco de paciência e “botar as mãos na massa”. Essa habilidade de publicar livro online pode ser desenvolvida com as informações que vou lhe passar agora.
As plataformas digitais
Atualmente, a primeira providência que um escritor toma ao terminar seu livro é dar a notícia em redes sociais. Claro que isso pode ajudar, ao menos as pessoas ao redor e sua rede de contatos estarão informados. Contudo, isso não fará praticamente nenhuma diferença na divulgação. De que maneira, então, fazer para vender seu livro online e chegar ao tão almejado público leitor?
O primeiro passo é você reservar um tempo para encontrar a comunidade-alvo de sua obra. Será ela o seu mercado preferencial, a base que forma seus leitores. A melhor dica sobre seu mercado (o grupo de leitores) é que ele seja o mais específico possível, porque é assim que os resultados de sua publicação online vão aparecer de modo mais rápido.
Faça uma pesquisa para definir quem é seu leitor ideal e, na medida de suas possibilidades, procure descobrir tudo o que ele gosta de ler, seus comportamentos, suas peculiaridades e onde ele pode ser encontrado em grande número. Esse é o público que deve buscar atingir.
Nesse vídeo eu mostro como encontrar seu leitor ideal por meio de uma pesquisa no Facebook Audience Insights:
Existem diversas plataformas sociais em que você pode divulgar seu livro. Vou citar algumas que são mais procuradas. Uma delas é o Wattpad, uma rede social gratuita de escritores, acessada por milhões de usuários pelo mundo, em particular por jovens leitores. Ele não vende livros e, sim, permite formar a base de leitores que futuramente podem comprar os livros divulgados. Vale mais a pena, sobretudo, se sua obra é voltada a esse público.
A Amazon já se tornou muito conhecida, concentra um grande volume de vendas, e apresenta uma relação custo-benefício atraente para os escritores. Outra importante rede social de leitores em nível nacional é o Skoob – ele não cobra para incluir livros em seu acervo.
Há também o Clube de Autores, uma plataforma na qual a publicação é gratuita, mas ali não é feita revisão nem diagramação e capa da sua obra, apenas são oferecidos alguns serviços relacionados a essas etapas de produção do livro. O Clube de Autores tão-somente imprime e vende o seu livro.
Mas para ter um bom acabamento, é preciso que seu livro tenha sido bem cuidado (incluindo a preparação de texto, revisão etc.), o que inclui o projeto gráfico e uma capa elaborada com excelência. A capa do livro é da maior relevância porque ela é o primeiro contato dos leitores com a obra. Sua produção requer um trabalho artístico, um diálogo entre as ideias desenvolvidas no texto e o suporte da imagem que somente um bom capista é capaz de fazer.
Enfim, deixo aqui mais dicas que vão facilitar sua trajetória de escritor que pretende publicar seu livro na internet:
- procure ficar atento ao comportamento do seu público e interaja com ele;
- mantenha-se ativo nas redes sociais, informando regularmente os leitores através do Facebook e do Twitter;
- atualize sempre as postagens (por exemplo: converse sobre o design da capa; insira trechos da obra) e faça troca de comentários;
- procure responder com atenção às questões apresentadas, porque tudo isso vai fortalecer seu vínculo com aqueles que valorizam seu trabalho.
Conclusão
Neste artigo, apresentei para você uma perspectiva sobre publicação de livros online. Em linhas gerais, procurei ao mesmo tempo demonstrar como é importante ter clareza sobre seu público específico. Somente ao conhecer e estabelecer cuidadosamente essa base de trabalho será possível obter os melhores resultados na divulgação de seu livro e, consequentemente, em sua trajetória autoral.
Publicar seu livro online é uma maneira de difundir suas ideias em plataformas digitais que funcionam de maneira bastante dinâmica. Nelas, os leitores fazem comentários, apresentam opiniões, dão recomendações de leituras que mais os agradam. Essas plataformas são uma ferramenta de divulgação de livros que propiciam uma interação muito boa entre os autores e os leitores. De todo o modo, é necessário avaliar com cautela o que cada uma oferece e não agir por impulso, para não cair em armadilhas.
Também chamei a sua atenção para um aspecto muito relevante: a capa do livro. Sua importância está relacionada àquilo que primeiro se destaca, é o primeiro contato entre o leitor e a obra.
Embora seja uma atividade que requer paciência, vale a pena criar uma marca própria e vender seus livros pela internet. Com seu empenho frequente, sem dúvida ao longo do tempo os bons resultados vão aparecer. Desejo-lhe muito sucesso e convido você a conhecer um pouco mais do nosso trabalho clicando aqui.